ROCKDARKNESS*

Goticismo

HOME
NOTICIAS
TUDO SOBRE ROCK
BIOGRAFIAS DAS BANDAS
LETRAS/TRADUÇÕES
DOWNLOADS
POESIAS GÓTICAS
ENTREVISTAS
ENQUETE
LINKS
CONTATO

x1pn1mp8dkygtel20g1-u8k9a9wflhrx8kxj9vsa_xpphqm_7p4d80ua1wuqgsrnwbngdfzxww_bc_u9lwr5sgvhll6blrorzenwfesmpzaopl_kgbi7nh3qw.jpg

Goticismo

Em sua origem mais conhecida, o termo gótico é derivado de Godos: povo europeu considerado bárbaro e precursor do estilo arquitetônico que se oporia ao românico, na Europa medieval. Porém, o autor Fulcanelli nos apresenta uma outra hipótese: o termo gótico seria derivado da palavra Argoth (Art Goth), uma linguagem usada apenas por Iniciados nas tradições ocultistas. Mas é provável que a atual tribo gótica, tenha sido assim denominada, em alusão aos Godos. Mas a questão é: Qual a relação entre os Godos e os góticos contemporâneos?

A arquitetura gótica era considerada opositora as tendências medievais. Então, o conceito de contra-movimento foi associado a qualquer manifestação artística não convencional, sendo assim, designada como gótico.

Desta forma, a apreciação intrínseca pela arte cemiterial, o cultivo da tristeza e melancolia, sugerem o contra-movimento ocorrido na era medieval, mas agora rompendo as fronteiras das artes e alcançando a condição de segmento social. Portanto, o goticismo ainda é o oposto. Mas desta vez, é o outro pólo dos modos de vida da maior parte da população. A filosofia gótica contraria as tendências fugazes, contrapõe-se aos rótulos e modismos, choca-se com os ideais consolidados da sociedade.

Trazendo para os dias atuais, vemos na mídia uma busca intensa pelo mercantilismo, a indução selvagem ao status social e a exploração da arte pelo consumismo. Já o goticismo é tão restrito, que suas manifestações artísticas não são difundidas pelos meios de comunicação mais acessíveis, ficando limitadas àqueles que buscam a face obscura da vida e da arte, compondo um universo abstrato.

Ainda assim, é impossível definir com precisão um termo que designa personalidades; características individuais que diluem numa expressão cultural muito variada. Sintetizar em palavras o elemento gótico, será apenas uma tentativa de comprimir um universo de questões filosóficas, espirituais e ideológicas que agem diretamente na razão humana. Portanto, qualquer definição sobre o elemento gótico será frágil e incompleta. Mas poderíamos resumir, como o indivíduo de personalidade introspectiva e melancólica (além de tantas outras conotações). Vestir-se com trajes pretos e freqüentar cemitérios, são apenas algumas de suas características. Ser gótico é, antes de tudo, cultivar e preservar a solidão interior, buscando no ego respostas para as próprias aflições. O gótico não cultua o negativismo, mas convive em harmonia com a escuridão. Possui uma sensibilidade aos detalhes intrínsecos que a maioria das pessoas não possui. Ele já nasce gótico, não há uma transformação, apenas um encontro e uma identificação com algum tipo de manifestação gótica.

Embora nem sempre manifestadas, tristeza e melancolia são sentimentos constantes na personalidade gótica. É o combustível da criação; inspiram diversas obras literárias, musicais e em outros tantos segmentos artísticos. Falar sobre tristeza é diferente de falar sobre pessimismo, desilusão, aflição, desespero. Estar triste é estar em paz com o ego; é retroceder na alma a tal ponto que o indivíduo fique submerso em si. Tristeza não é um sentimento negativo; assim como os cemitérios não são ambientes degradantes. Tristeza é o remanso do espírito; é paz introspectiva e nostálgica; não é antônimo de felicidade.

Esteticamente, a arte gótica vai além da atmosfera sombria, explora também o surrealismo como base de qualquer criação. Na literatura, aborda-se temas como a morte, o terror, desilusão, amores platônicos, dramas e tragédias. Na música, percebe-se a influência do que foi denominado existencialismo, além das outras já citadas. Introspecção e uma agressividade camuflada, compõem finalmente o que nós resumimos como atuação do goticismo, em várias manifestações em que é possível expressar a melancolia e a tristeza.

Sabemos que as definições sempre são distantes da essência, e o goticismo não pode ser compactado em poucas linhas. Entretanto, em nossa ótica, tentamos expor uma fração atômica do que é a cultura mais sensível e sutil que o homem pode criar. Sutil e sensível, porque alguns conhecem o goticismo, mas poucos podem sentir e entender...

O que é Goticismo?
Gótico, em primeiro lugar, significa: relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo. A primeira distorção do adjetivo data da renascença. Os italianos achavam que a arte clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na idade média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu Bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval (cristã) de gótica, ampliando assim o sentido da palavra.
Durante os séculos em que foi moderna, a arte gótica era conhecida sob o nome de "opus francigenarum", o que significa "obra francesa" e indica bem a sua principal origem. Entretanto nos séculos XV e XVI com a Renascença e o entusiasmo pela antiguidade clássica, passou-se a considerar a Idade Média como uma época bárbara e obscura. Como os godos eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo passou a se chamar gótico, ou seja, bárbaro por excelência, alcançando um sentido pejorativo e de profundo desprezo.
A arte gótica era muito conhecida pela arquitetura arrojada, o que permitia aos seus construtores erigirem castelos e fortalezas mais fortes e resistentes de que os de outras civilizações da época. Estes castelos, mansões e fortificações era palco de histórias e lendas, muitas ligadas ao místico e sobrenatural. Ao final do séc. XVIII, eles foram visitados por uma nova estirpe de habitantes. Eram poetas, escritores, ocultistas e sonhadores. Nas sombras eles produziam obras imortais como Frankenstein, O Corvo, As Flores do Mal, Drácula e outras.
Os góticos tem a mania de achar na literatura uma explicação dos seus profundos sentimento... ( muitas vezes considerado estranhos )

Visual Gótico
O Clássico Visual "Roupa Preta" dos góticos, não vem do goticismo em si, vem da influência dos Darks dos anos 80 que usavam estas roupas "obscuras" para afrontar as pessoas que usavam diversas cores para demostrar a sua felicidade, ou melhor, falsa felicidade. Achavam que usando preto, pudessem mudar pelo menos um pouco a cabeça dessas pessoas que buscavam sua felicidade em algo, já que não conseguiam ter um momento de reflexão para melhoria de suas vidas sem precisar mentir para si mesmo. A roupa preta também está sendo utilizada pricipalmente ultimamente como sentimento de luto contra a sociedade que piora a cada dia que passa, outros usam como rebeldia, por querer demostrar ser diferente para outras pessoas e muitos usam por simplesmente gostar da cor preta.
Os Góticos tem uma fascinação incrível pela Noite, sentir o seu vento, a sombra do vento batendo ao seu rosto, fazendo que crie inspirações para os seus sentimentos, é um caminho para achar sua Lenda Sentimental, uma fantasia de prazer para as brilhantes mentes que buscam um conhecimento além do conhecido. Alguns Góticos ( poucos ) gostam de usar a roupa preta como homenagem ao brilho da noite, e ao seus sonhos...

Literatura Gótica
A Literatura gótica é uma das mais profundas que existem, abordam não só de puro amor, histórias fantásticas e contos. Mas também a tristeza e lágrimas nas suas poesias, como dizem por ai: "O melhor texto é aquele que entra como uma faca no coração". Muitas pessoas gostam de ler sobre esses sentimentos pois neles, as pessoas vê o retrato do seu coração, se identificando com os textos. Outras lêem e observa o texto com outro significado, sempre com um aprendizado de superação para suas tristezas, é um mundo paralelo, onde os sonhos e desejos são abordados com corações obscuros, sempre brilhando pelo sonho de amar. Noite, lua, estrelas, sonhos, raiva, rosas e sangue em geral são a maior inspirações para as mentes que homenageam esta literatura tão bela e única.
OBS: Álvares de Azevedo surgiu como poeta e contista no ano de 1848, e até hoje é considerado um dos maiores autores ultra-românticos do país, seus textos são considerados góticos.

Filosofia Gótica
A filosofia gótica consiste em base de viver em um mundo sem mentiras e lágrimas. Apesar de abordar diversas vezes na sua literatura ou até mesmo na sua arquitetura a sua tristeza, é como se fosse um desabafo, imortalizando a sua lágrima em uma arte para que ela possa ficar lá, e assim, superando a sua própria dor. Consiste no ideal onde o mundo não seria solitário, julgados... tem o objetivo de encontrar uma pessoa que o faça feliz, e que faça esquecer de passagens do seu passado de agonia, tristeza e depressão. Mudar o mundo dentro de si, onde não habita a falsidade e as friezas das pessoas. Ou seja, viver na realidade o seu mundo de sonhos.

Religião
É difícil conhecer um gótico que não tenha passado por isso, uma pessoa ir até você e perguntar, "Você é satânico?". A resposta todos já devem saber, "Não"( Mesmo porque, satânico esconde sua magia, não liberta ela a face de todos ). O gótico é uma ideologia e não uma pessoa, e por isso, o gótico não segue nenhuma religião, pois não gostam de seguir mandamentos e regras de outros. A religião é encarada como se fosse algo fantástico, um mundo de fantasia aonde as pessoas fogem da sua realidade e tristezas e buscam através de uma reza, uma salvação. As esperanças é importante para os humanos, mas o gótico não vê esperanças certeza para a sua salvação, mesmo porque, em toda a sua vida nunca aconteceu um milagre para que possa salvar a ovelha negra perdida. Os Góticos acreditam que a esperanças é cultivada através da vontade dos próprios seres, mas como nonosso desejado mundo, quem somos nós para julgar as mentes de outras pessoas? Respeito é fundamental. Cada um com a sua crença, cada um com o seu sonho...

Arquitetura Gótica
A arquitetura gótica com certeza é o fator mais importante que impulsionou o conhecimento da ideologia gótica ao mundo. As belas artes formadas neste ideal é demostrada através de catedrais antigas belíssimas. Em termos de estética e qualidade a arquitetura gótica é considerada uma das melhores e por isso fascinam pessoas do mundo todo.
Exemplos de arquitetura góticas podem ser vistas até mesmo em filmes de terror, como aqueles castelos , locais abandonados e obscuros, cemitérios sombrios e até mesmo igrejas. A arquitetura fascina tanto a mente humana que nos enche de encanto e mistérios, fazendo nossas cabeças entrarem em outro mundo, onde nós fizemos a nossa história. Mesmo assim, ainda existem pessoas que querem julgar o nosso gosto, e também, criticando essa arte maravilhosa que merecia pelo menos um pouco de respeito por sua história.
Muitas pessoas brincam com os Góticos, abordando o Cemitério. Mas no Brasil é difícil encontrar uma arte gótica como por exemplo um castelo antigo, e por isso, as pessoas julgam nós como pessoas que andam pelo cemitério de noite, mas é óbvio que essa história não tem nada a vê. Se tivesse um castelo abandonado por aqui, com certeza seria um lugar que eu iria pelo menos uma vez.

Música Gótica
A Música gótica tem influência de música clássica, vocais clássicos, tenores, sopranos, enfim, vocais belíssimos, violinos, pianos, orquestras, sentimentos e etc. As letras se destacam por ser uma arte no mundo atual, destacam por sua melancolia, abordam sentimentos profundos e de uma forma incrível, falando até memso de coisas obscuras e ocultas, Da vida até a morte, a letra gótica é original por ser algo que faça as pessoas pensarem e pricipalmente sentirem quando elas são escutadas. Diferentes de outros estilos de músicas que buscam somente o entretenimento das pessoas. Atualmente, a música gótica tem sido influênciada pela guitarra, que ocasionou a formação do famoso "Gothic Metal" em bandas atuais. Esta influência criou outros ramos para a música clássica gótica.
OBS: Nos anos 60 surgiu um novo estilo musical na Alemanha. Porém, esse estilo ganhou notoriedade na Inglaterra alguns anos depois. Joy Division (1978) foi uma das primeiras bandas a ser rotulada como “gótica”.

Arte Gótica
A Cultura gótica não se destaca somente pela arquitetura e música de altíssima qualidade, mas também as suas artes. Ao ver as pinturas góticas sentimos um vão dentro de nossos corações, um vão que sente os inúmeros sentimentos que vem após do impacto, sentimentos, tristezas e felicidades em uma explosão de arte, olhos paralisados por segundos, inspirações e significados ao olhar a pintura que nos paralisa como se fosse um coração, e você buscando o seu conhecimento, a cada pintura, transmite uma história, um sentimento confuso ou um sentimento perdido, as artes são desenhadas com cores tristes, neutras, desenhos de almas, de morte, pensamentos e horror. Tudo que possa fazer impacto em nossos corações.
Os artistas góticos, geralmente são desconhecidos, eles desenham o que sentem, o que vêem, o mundo que enxergam, do mundo que existe e que vivem. Alguém que mora em uma cidade grande por exemplo, só vê cinzas e falsidade em sua volta, o artista gótico faz o que essas pessoas normais as vezes vêem, só de uma forma mais profunda, sentimental. A capacidade de expressão dos seus sentimentos é parecida nas outras artes como a arquitetura, música e literatura. Infelizmente por serem fechados e isolados do mundo real, não se há muitos vestígios de obras plásticas do goticismo, e de seus artistas.

 

Please get in touch with any comments or reactions to my site.