ROCKDARKNESS*

Tudo sobre rock - Doom metal

HOME
NOTICIAS
TUDO SOBRE ROCK
BIOGRAFIAS DAS BANDAS
LETRAS/TRADUÇÕES
DOWNLOADS
POESIAS GÓTICAS
ENTREVISTAS
ENQUETE
LINKS
CONTATO

Doom metal

Doom Metal é um gênero musical que se ramificou do Heavy Metal. Surgido no início da década de 80 ele se caracteriza por ser lento e por criar uma atmosfera de escuridão e melancolia. Sua principal influência foram os primeiros álbuns da banda Black Sabbath, que é considerada a precursora do estilo.

Características do Doom Metal

Andamento lento
Criação de atmosferas sombrias,melancólicas e depressivas.
Predominância de tons menores durante a maior parte das músicas
Letras abordam temas pessoais como experiências amorosas, angústia e desespero
Alguns grupos do estilo tem uma temática cristã, como é o caso do Trouble e Candlemass.

Precursores

O primeiro álbum do grupo musical Black Sabbath, homônimo, lançado no final da década de 1960, é considerado por muitos o precursor desse estilo. A banda Pentagram, também da mesma época é considerada uma das precursoras do Doom Metal.

História do Doom Metal

O estilo músical seguiu no início da década de 80 com as bandas Trouble e Saint Vitus que possuiam grande influência da banda Black Sabbath.

Em 1986 a banda Candlemass lança seu álbum Epicus Doomicus Metallicus, considerado por muitos um divisor de águas do estilo, este álbum mesclava as influências do Black Sabbath com tendências mais modernas do metal. No começo da década de 1990 a banda Cathedral de Lee Dorrian (ex-Napalm Death), lançou os álbuns Forest of Equilibrium (1991) e The Ethereal Mirror (1993), que também são considerados clássicos do Doom Metal.

No final dos anos 1980 foram surgindo uma nova leva de bandas que misturavam Doom Metal com Death metal. As que tiveram mais destaque inicialmente foram duas bandas de Death metal: os Asphyx, influenciado pelo Candlemass e o Autopsy, influenciado pelo Trouble. Tanto, respectivamente, o EP The Rack (1987) como o disco Severed Survival (1989) antecipam os lançamentos do Northern Doom (Anathema, My Dying Bride, Paradise Lost), tidos pelo senso comum como os primeiros a misturar o Death com o Doom.

No início da década de 1990 surgiram novas bandas de Doom Metal. Estas bandas mesclavam ao doom metal, diversas influências do Death Metal, um estilo que estava se popularizando na época. Bandas como Winter, Thergothon e diSEMBOWELMENT fundaram as bases do que seria o Doom Metal moderno. No Brasil em 1996, em plena era do vinil a Heavy Metal Rock Records, lançava o EP Yogan, contendo 2 faixas gravadas pela banda SYMBOLIC IMMORTALITY (São Gonçalo/Rio de Janeiro/RJ/Brasil), fundada por Isau Max – bass e vocal. O SYMBOLIC, como era chamado, fazia uma fusão de Doom Death Grind, no entanto o EP Yogan, apresentava influências do Atmosferic e da Word Music.

As bandas que mais se destacaram neste estilo foram as britânicas My Dying Bride, Anathema e Paradise Lost, que utilizaram elementos característicos do Death Metal, como:

vocal gutural.
power chords dissonantes.
os riffs de palhetada veloz do Death Metal.
uma afinação ultra-grave nos instrumentos de corda.
uso constante de pedal duplo no bumbo da bateria.
Assim, criaram o Doom / Death Metal.

É importante também falar da característica mais importante do Doom / Death Metal - os riffs lentos inspirados no Black Sabbath. No Doom "clássico", é utilizado com frequência escalas menores e pentatônicas - sendo essa última a mola mestre do Blues.

Já no Doom / Death Metal vemos também a utilização da escala cromática, atonal, uma herança do Death Metal. Essa ausência de tonalidade aumenta a agressividade do Doom / Death Metal em relação ao Doom Metal dos anos 1980.

Nos anos 90 surgiu também a banda Earth, que se caracterizou por fazer uma forma extremamente pesada de doom metal, chamada hoje em dia de "drone doom".

O final dos anos 90 deu espaço a muitas experimentações no Doom Metal, criando diversos subgêneros do estilo. O "atmospheric doom metal" foi um subgênero desenvolvido por bandas como The 3rd And The Mortal, que foi uma das primeiras bandas de doom metal a possuir vocais femininos em tempo integral.

Bandas que iniciaram sua carreira como bandas de Doom/Death Metal em seus primeiros trabalhos, como a banda holandesa The Gathering, com o passar do tempo foram fazendo experimentações e mudando sua sonoridade até se distanciarem do doom metal. O Theatre of Tragedy foi uma das primeiras bandas a mesclar o doom metal com o gothic metal e hoje em dia possuem uma maciça influência de música eletrônica.

Subgêneros

Durante a década de 90 novos subgêneros do Doom Metal surgiram, dos quais podemos destacar:


Atmospheric Doom Metal: Este subgênero se caracteriza basicamente pela criação de atmosferas obscuras, misteriosas, melancólicas e depressivas, com uso intensivo de teclados e vocais femininos.
Algumas bandas: The 3rd and the Mortal, Avrigus, As Divine Grace, Chalice, Draconian, Estatic Fear, The Gathering, Öröm.

 

Doom/Death Metal: É um gênero que mescla o Doom Metal clássico com algumas características do Death Metal, como o vocal gutural.
Algumas bandas: Anathema, My Dying Bride, Paradise Lost, Amorphis, Saturnus, Swallow The Sun.

 

Drone Doom: Estilo mais minimalista e extremo do Doom Metal. Caracteriza-se por ser extremamente lento, marcado por poucos riffs de guitarra e com músicas bastante longas.
Algumas bandas: Earth, Burning Witch, Sunn O))).

 

Doom Metal Tradicional: Estilo que engloba as primeiras bandas de doom metal, que possuiam grande infuência do heavy metal dos anos 80, este estilo também é chamado de "doom metal tradicional" ou "doom metal clássico".
Algumas bandas: Candlemass, Saint Vitus, The Obsessed, Solitude Aeternus.

 

Funeral Doom: Estilo bastante lento, pesado e com vocais e guitarras bastante distorcidos. Este subgênero dá ênfase à lentidão e ao peso em suas formas mais extremas. O nome do estilo é uma referência ao andamento de uma marcha fúnebre, que é bastante lento. O vocal gutural fica com destaque bastante pequeno em comparação a outros estilos musicais, sendo considerado no nível de um outro instrumento, que ajuda a aumentar o a atmosfera arrastada da música.
Algumas bandas: Worship, Thergothon, Stabat Mater, Skepticism, Shape of Despair.

 

Gothic/Doom Metal: Estilo de fusão entre o Doom Metal e o Gothic Metal.
Algumas bandas: Theatre of Tragedy, Tristania

 

Proto-Doom: Estilo utilizado para classificar as bandas consideradas precursoras do Doom Metal.
Bandas: Black Sabbath, Pentagram, Bedemon.

 

Sludge Doom: Estilo que mescla características do stoner doom com hardcore.
Algumas bandas: Eyehategod, Crowbar, Grief, Callisto.

 

Stoner Doom: Doom metal com influências psicodélicas e de stoner rock.
Algumas bandas: Cathedral (trabalhos mais recentes), Eternal Elysium, Acrimony, Electric Wizard, High on Fire.
Principais bandas de Doom Metal

No mundo

The 3rd And The Mortal
Amorphis (primeiros trabalhos)
Anathema
Cathedral
Candlemass
Celestial Season
Draconian
Enchantment
Katatonia
Lake of Tears
My Dying Bride
Pentagram
Solitude Aeturnus
Theatre of Tragedy

No Brasil

Symbolic Immortality, EP Yogan, São Gonçalo/RJ
Adagio
Eternal Sorrow
Hermit Age
Mythological Cold Towers
Pentacrostic
Pettalom
Scarlet Peace
Serpent Rise
Silent Cry
Sortilégio
Volúpia di Baco

Please get in touch with any comments or reactions to my site.