ROCKDARKNESS*

BIOGRAFIAS DAS BANDAS

HOME
NOTICIAS
TUDO SOBRE ROCK
BIOGRAFIAS DAS BANDAS
LETRAS/TRADUÇÕES
DOWNLOADS
POESIAS GÓTICAS
ENTREVISTAS
ENQUETE
LINKS
CONTATO

Tristania

tristania.jpg

 

Tristania é uma banda da Noruega fundada em 1996 por Einar Moen (sintetizador), Kenneth Olsson (bateria) e Morten Veland (guitarra e vocal). Moen e Veland decidiram sair da banda Uzi Suicide, da qual faziam parte. Eles fizeram com que Olsson se unisse a eles em sua nova banda, Tristania. Logo após Rune Østerhus (baixo) e Anders H. Hidle (guitarra) também uniram-se à banda.

História


Em Maio de 1997 a banda entrou em estúdio pela primeira vez e gravou sua demo em Klepp Lydstudio. Nesse meio tempo, Vibeke Stene foi recrutada. Ela deveria contribuir na demo como participação especial, mas o resto da banda se convenceu de que sua voz combinava com o estilo da banda perfeitamente, e ela então entrou na banda como o sexto membro. Durante o verão de 1997 a demo foi distribuída a diferentes gravadoras, e a Napalm Records ofereceu a melhor proposta. O primeiro lançamento da banda com a nova gravadora foi o MCD Tristania, que veio a ser a demo, mas com uma mistura e arte diferentes.

Inspirado por boas críticas por toda a Europa, a banda estava ansiosa para gravar o álbum de estréia. Após alguns meses Moen e Veland tiveram as canções prontas e antes do fim de 1997 o primeiro álbum Widow's Weeds foi gravado, sendo lançado no começo de 1998. Widow's Weeds é um álbum de metal sinfônico com influências de doom metal, gothic rock, death metal, música clássica e black metal. Essenciais para o álbum foram 2 convidados especiais. Østen Bergøy (Morendoes), que é hoje um membro regular da banda, contribuiu com os vocais masculinos limpos na canção "Angellore". Os violinos foram tocados por Pete Johansen (The Scarr), que contribuiu também em outros álbums mais antigos de Tristania.

Após ter feito suas primeiras apresentações ao vivo fora da Noruega, abrindo a turnê do Lacrimosa na Bélgica e na Áustria durante o verão de 1998, o Tristania fez sua primeira turnê européia no outono do mesmo ano, junto com Solefald e Haggard.

Em 1999, o álbum Beyond The Veil foi lançado. Suas canções são construídas em torno dos mesmos elementos que o antecessor. Moen e Veland foram os compositores, mas Moen e Hidle também compuseram juntos outras faixas. A banda seguiu outra turnê com as bandas The Sins Of Thy Beloved, Trail of Tears e Antichrisis.

Em 2000 a banda continuou a série extensiva de turnês, contando inclusive com oportunidades no México em agosto e nos Estados Unidos em Novembro. No fim do ano, Morten Veland saiu da banda devido a diferenças pessoais.

A banda estava ansiosa para uma nova compôsição, e Moen e Hidle continuaram a trabalhar em seu novo material para o terceiro álbum, “World of Glass”, o qual foi gravado no estúdio na França em 2001. Desde que o substituto para Veland não estava decidido ainda, Ronny Thorsen (Trail of Tears) contribuiu nos vocais extremos, quando Bergøy e Barkved contribuíram com vocais limpos. Pete Johansen fêz os violinos por sua vez.

Após o retorno a Noruega, Kjetil Ingebrethsen (Blindfolded) juntou-se a banda como uma recolocação para Veland. Ao mesmo tempo era uma coisa natural que Østen Bergøy se tornasse um membro regular da banda, após participar em todos os 3 álbums. Ele tinha se tornado cada vez mais importante como vocalista, e no World of Glass também como letrista.

World of Glass foi lançado em Setembro de 2001, o álbum representa uma nova etapa para a banda, que procurou manter o som "tristanian" e os elementos básicos na música. A diversidade musical que sempre foi importante para a banda tornou-se mais elaborada com World of Glass. Este álbum incluiu também o primeiro cover gravado por Tristania, The Modern End, gravada originalmente pela lendária banda norueguesa Seigmen.

Dias depois do lançamento do álbum, a banda começou o World of Glass Tour na Europa, aberta por Rotting Christ e Vintersor. Continuaram a Turnê em 2002, com mais apresentações na Europa, como também no México, no Chile, no Brasil e na Colômbia.

Ashes é o quarto trabalho da banda, que veio quatro anos após o "World of Glass". Com o novo álbum banda mudou bastante sua sonoridade, aboliu os corais, as canções soam mais progressivas, com letras mais poéticas e com arranjos mais complexos do que anteriormente.Além disso os violinos de Pete Johansen, que apareciam com freqüência nos álbuns anteriores da banda, foram substituídos pelas melodias de violoncelo de Hans Josef Groh. O álbum em si apresenta muita variações musicais em relação aos trabalhos feitos anteriormente.

A turnê do álbum Ashes (que não contou com a presença de Einar Moen, o qual permaneceu trabalhando em novos materiais para a banda) trouxe mais uma mudança para a banda, a adição de um segundo guitarrista, Svein Terje Solvang, o qual tocara com a banda anteriormente em turnês. A adição dele como membro permanente para banda em Maio de 2005 marca a primeira vez em que a banda se torna um grupo com dois guitarristas desde o Beyond The Veil.

Em 2006, o vocalista Kjetil, que fazia o vocal extremo, deixa a banda, sem muitos motivos, mas sem ressentimentos com a banda. Para o novo álbum, lançado em Janeiro de 2007 chamado "Illumination", a banda contou com a participacao do Vorph, vocalista da banda Samael, banda de black metal também da Noruega.

Em fevereiro de 2007, Vibeke Stene deixa a banda por "questões pessoais". Desde então Tristania está a procura de uma nova vocalista, para dar início a turnê de promoção do recém lançado "Illumination".

Integrantes


Einar Moen - teclado
Anders Hoyvik Hidle - guitarra
Svein Terje Solvang - guitarra
Rune Østerhus - baixo
Kenneth Olsson - bateria
Vibeke Stene - ex-vocal
Østen Bergøy - vocal

Discografia

Álbuns


Widow's Weeds - 1998
Beyond the Veil - 1999
World of Glass - 2001
Ashes - 2005
Illumination - 2007

Singles


"Midwintertears" - 1997
"Angina" - 1999
"Sanguine Sky" - 2007

Please get in touch with any comments or reactions to my site.